icon-white-1

“Tire suas dúvidas sobre o exame que detecta refluxo e gastrite.”

— Dr Ronaldo Stumpf

Sobre o Procedimento

A endoscopia é um exame utilizado quando há a necessidade de se olhar com cuidado o interior do nosso organismo. Este exame utiliza a abertura natural de um órgão para verificar as condições no seu interior. Por exemplo, realizar uma endoscopia através da boca e do esôfago para analisar o estômago.

Como ele é realizado

Devido aos avanços na medicina, hoje em dia a endoscopia é um procedimento bem menos invasivo. Ela é realizada com a utilização de um aparelho chamado endoscópio e através de métodos diversos. Este endoscópio é um aparelho que possui algum tipo de fonte de luz somado a alguma forma de reprodução de imagem. Os endoscópios são introduzidos no corpo humano e reproduzem a imagem em uma tela. Eles podem ser divididos em fibroscópios, nos quais a imagem é gerada através de fibra óptica e em vídeo-endoscópios, que transmitem a imagem através de uma micro câmera.
O endoscópio consegue aumentar o que é captado no interior do organismo até cerca de 100 vezes o tamanho normal. É, portanto, um exame eficiente e que permite a visualização em detalhes do interior do organismo. O procedimento é rápido e pode ser realizado até mesmo em ambulatório, dentro das condições necessárias. Devido à rapidez do procedimento costuma-se utilizar somente alguma forma de sedativo no paciente.

Benefícios

A endoscopia permite ao médico uma análise muito mais cuidadosa do que outros métodos. A imagem gerada pelo endoscópio é aumentada eletronicamente de tal forma que se torna possível uma verdadeira viagem pelo corpo humano. Além da melhor visualização do organismo, a endoscopia permite que o médico faça, por exemplo, biópsias durante o exame. Diferentemente de outros métodos como a tomografia, a endoscopia além da visualização já permite, caso haja necessidade, a retirada de material para análise, pois o aparelho se encontra em contato com a mucosa.
A endoscopia pode ser utilizada para analisar algum sangramento anormal, ocorrência de tosse persistente, suspeita de câncer, dores diversas, ou em qualquer outra situação que o médico achar adequada. Também é um método muito utilizado durante a colocação de balão intra-gástrico, para tratamento de obesidade, durante a colocação de próteses e no tratamento de varizes.

Riscos

As complicações ligadas ao exame de endoscopia são raras e ocorrem principalmente após procedimentos mais demorados, como a retirada de pólipos.
Em geral, as complicações que ocorrem costumam ser devido a alergias aos medicamentos utilizados e à presença de problemas nos pulmões ou no coração, além de poder ocorrer perfuração de algum órgão interno e hemorragia.
Assim, se após o procedimento surgirem sintomas de febre, dificuldade para engolir, dores abdominais, vômitos ou fezes escuras, deve-se ir ao pronto socorro procurar ajuda para avaliar se houve alguma complicação devido à endoscopia.

Perguntas Frequentes

O que vou poder comer após a Endoscopia?
R: Depois de ser liberada, a maioria dos pacientes pode voltar à sua dieta habitual. No entanto, no dia do exame, aconselhamos que evite abusos. Lembre-se de manter suas eventuais restrições médicas de dieta. A equipe da endoscopia irá informá-lo(la) caso exista alguma restrição que não estava prevista antes do exame.

Quais as possíveis complicações com a realização do exame?
R: Apesar de todos os cuidados tomados, algumas complicações leves podem ocorrer. A incidência geral de complicações em EDA é rara, em torno de 1:10.000 exames. Complicações maiores são extremamente raras e incluem reações medicamentosas, sangramento, perfuração, complicações cardíacas e pulmonares. Nossa clínica esta equipada para tratá-las prontamente e nossa equipe está à disposição para lhe esclarecer eventuais dúvidas, portanto, não hesite em indagar o médico ou a enfermeira. Após o exame, a persistência ou exacerbação de sinais e sintomas como náuseas, vômitos, dor, sangramento, febre e distensão abdominal.

Por que não me lembro da realização dos exames?
R: Na Endoscopia Digestiva Alta vários pacientes têm amnésia com uso de midazolan. É efeito comum e desejável, pois o exame torna-se mais tolerável, podendo ser repetido tantas vezes quanto necessário. O tempo médio de duração da amnésia é de uma hora. O paciente executará as atividades habituais, porém não se lembrará.
AMNÉSIA: perda de memória total ou parcial que no caso deste medicamento é temporária. Outras causas: alcoolismo, uso de drogas ilícitas, doenças neurovegetativas, traumas físicos e psíquicos.
Na colonoscopia é feito uma sedação pelo anestesiologista que provoca amnésia temporária.

Posso realizar o exame sem usar medicamentos?
R: Alguns pacientes, principalmente os mais idosos, toleram a endoscopia digestiva alta sem sedativos, somente usando anestésico local (xylocaína spray na garganta). Realizar Endoscopia Digestiva Alta sem usar qualquer medicamento somente nos raríssimos casos de alergia comprovada e naqueles portadores de miastenia gravis (doença rara).
Não realizamos colonoscopia sem sedação, pois o procedimento poderá ser doloroso e o médico não terá tempo e tranquilidade para um exame minucioso, principalmente quando for necessário a retirada de pólipos, o que tornará o exame mais prolongado.

Posso trabalhar após a endoscopia digestiva alta e/ou colonoscopia?
R: Quando da utilização da medicação para sedação consciente deve-se aguardar um período de 12 horas para dirigir ou exercer quaisquer atividades que demandem atenção especial. Quando necessário será fornecido um atestado médico para justificar à ausência no trabalho.
Após manometria esfágica o paciente poderá trabalhar normalmente.
Durante a realização do exame de pHmetria e phimpedanciometria o paciente deverá exercer suas atividades habituais, desde que não exponha os aparelhos à água e traumas (não praticar exercícios físicos).

Os aparelhos são esterilizados?
R: Os endoscópios não podem ser esterilizados em autoclave. Assim, como em todo o mundo, é feito uma desinfecção de alto nível com uso de substâncias químicas apropriadas (glutaraldeído a 2% ou ácido peracético) que impedirá a transmissão ou contágio de algum agente infeccioso. As pinças de biopsias são esterilizadas em autoclave ou em ETO. Boa parte dos acessórios utilizados é descartável.

Vídeo

 

 

 

 

Ligue Agora

(54) 3027.4545

(54) 3536.6362

MARQUE SEU EXAME