icon-white-1

“O propósito do tratamento vai muito além do que o simples retorno do emagrecimento.”

— Dr Ronaldo Stumpf

Sobre o Procedimento

A Aplicação de Plasma de Argônio consiste de um procedimento endoscópico, realizado em regime ambulatorial que não necessita de internação. A aplicação do argônio é feita ao redor da costura entre o estômago e o intestino ocasionando uma queimadura. Quando essa lesão cicatriza ocorre uma retração da cicatriz diminuindo o seu diâmetro, devolvendo ao paciente a sensação de plenitude ou saciedade precoce que tinha logo após a cirurgia. Existem outras indicações para realização de plasma de argônio, entre elas, o esófago de Barret, retite Actinica, sangramentos digestivos, mal formações vasculares e coadjuvante no tratamento de pólipos.

Como ele é realizado

É uma técnica que promove uma termocoagulação da mucosa da anastomose gastrointestinal e consequentemente uma redução do seu calibre. com isso, o esvaziamento gástrico é retardado e a saciedade alimentar do paciente torna-se mais precoce e duradoura.
No tratamento, são realizadas, em média, três sessões de aplicação do Plasma de Argônio com intervalos de um mês e meio a dois meses entre cada uma delas. Com isso, ocorre a redução gradual do diâmetro da anastomose para cerca de 10 mm. Além disso, o paciente deve ser encorajado a realizar atividade física, acompanhamento nutricional e psicológico.

Benefícios

O procedimento é minimamente invasivo, realizado por endoscopia, sob sedação, não necessitando de outra cirurgia.
Praticamente isento de riscos e muito bem tolerado pelos pacientes.
Perda de peso significativa. Estudos mostram perda média de 90% do peso reganhado.
O objetivo da técnica é ser mais uma arma no tratamento da obesidade, auxiliando o cirurgião no combate ao reganho de peso pós cirurgia bariátrica de by-pass gástrico.

Riscos

A utilização do Plasma de Argônio para Reganho de Peso tem os riscos da Endoscopia Digestiva associada à utilização de fonte de energia. Os riscos de perfuração e outros existem porém, são pequenos e estão descritos no consentimento informado que o paciente lê, tem oportunidade de discutir com o médico e assina antes do procedimento.
O Plasma de Argônio é um procedimento novo e não tem sido associado a complicações maiores.

Perguntas Frequentes

O que é o procedimento de plasma de argônio?
R: É uma fulguração (cauterização) da anastomose Gastro-jejunal (entre o estômago reduzido e o intestino delgado) feita com o gás argônio. Promove a redução do diâmetro da anastomose trazendo novamente a saciedade alimentar.

Quantas sessões de argônio preciso fazer?
R: A maioria dos pacientes necessita de três sessões. Alguns pacientes podem fechar a sua anastomose com menos sessões (uma ou duas).

O plano de saúde cobre?
R: Planos não cobrem. Preciso ficar internado?Não. É um procedimento ambulatorial.

Como é a dor?
R: A maioria (cerca de 95% dos pacientes) não sentem absolutamente nada. Alguns poucos pacientes irão sentir uma queimação leve na “boca do estômago” e/ou sensação de gases.

Vou tomar anestesia?
R: Não é anestesia geral, e sim uma sedação leve igual à de uma endoscopia habitual, com pronta recuperação do paciente ao término do procedimento.

Preciso fazer dieta?
R: Sim. O objetivo principal é reduzir o desconforto após as sessões. Também, evita que os alimentos traumatizem essa área cauterizada e possa causar vômitos, sangramento e ulceras. Além de auxilar na perda de peso.

E depois que acabar a sessão do argônio preciso voltar ao médico?
R: O ideal é uma reavaliação antes de cada sessão.

Preciso de acompanhamentos de outros especialistas?
R: Sim, o paciente será acompanhado por equipe multidisciplinar.

Tenho que fazer todo ano?
R: Não necessariamente. Após finalizar as sessões, sugerimos controle em 6 meses com nova endoscopia para reavaliação. Mas uma nova sessão nem sempre é descartada.

Quanto quilos vou perder nas sessões de argônio?
R: Isso é variável. O objetivo é uma nova perda de peso. Observamos perdas de mais de 80% do peso que foi readquirido. Mas isso é uma média e não uma regra.

Quantos quilos precisa engordar para que o argônio seja indicado?
R: Indicamos para ganho de 10% acima do peso mínimo alcançado após a gastroplastia.

A Saída do meu estômago pode fechar muito?
R: Sim. Cerca de 5% dos pacientes desenvolvem uma cicatrização mais intensa e tem um estreitamento maior. Neste caso, pode ser preciso dilatar a anastomose.

É verdade que às vezes o estômago sangra no procedimento? É perigoso? O que fazer?
R: Muito raro. Seguindo a dieta e as orientações, é pouco provável que isso ocorra. Se ocorrer, seu médico deve ser avisado. Geralmente para sozinho, mas uma nova endoscopia pode ser necessária.

Ligue Agora

(54) 3027.4545

MARQUE SEU EXAME