Gastrite tem cura ou é uma doença incurável?
Essa é uma dúvida de boa parte das pessoas que sofrem de gastrite. A gastrite tem cura? Posso me curar de gastrite? Como curar a gastrite? Existe tratamento para a gastrite? Bem, a gastrite é uma enfermidade perigosa e que pode levar o paciente a óbito caso não seja bem tratada, mas isso não é uma questão de horror, a gastrite sim tem cura e existe tratamento para cada tipo de gastrite, quer saber como? Confira nosso artigo.
Entenda a gastrite
A gastrite é uma inflação a mucosa do estômago. O desenvolvimento da doença acontece da seguinte forma: O individuo ao ingerir algum alimento é no estômago que será feita a digestão. No estômago é produzidos enzimas e ácidos para realizar o processamento do alimento, no mesmo espaço o estômago é protegido pela mucosa, para evitar que as paredes do estômago se danifiquem nesse processo. A gastrite é exatamente a inflamação dessa mucosa.
Como é diagnosticada a gastrite?
A gastrite é diagnosticada através de um exame chamado endoscopia. Você já deve ter escutado alguma vez sobre esse exame, muita gente tem verdadeiro pavor só em pensar em ter que fazer esse exame, mas na verdade ele é necessário para diagnosticar e logo receber o tratamento adequado para curar a gastrite.
O exame é feito com um tubo flexível que é introduzido pela boca do paciente até chegar ao estômago. Nas pontas do tubo existem microcâmaras que captam todas as imagens internas do estômago e lançam essas imagens diretamente no monitor do médico que analisa cuidadosamente todas as imagens e diagnostica a possível inflação no estômago, conhecida como gastrite.
A gastrite tem cura?
Sim. A gastrite quando recebe os cuidados necessários tem cura. A gastrite é dividida em dois grupos:
- Esofagograma com bário ou Seriografia Esôfago-Estômago-Duodeno: Este é um teste em que você recebe um líquido branco para tomar (o contraste) enquanto são realizadas radiografias para delinear a anatomia do trato digestivo superior.
- Gastrite aguda: é a primeira etapa da gastrite é totalmente tratável.
- Gastrite crônica: é a segunda etapa da gastrite e é uma etapa mais complicada e difícil de tratar, já que as paredes do estômago estão muito danificadas, mas caso o paciente receba e siga o tratamento adequado é totalmente curável também.
Qual o tratamento para gastrite?
Cada organismo é diferente, por isso não podemos afirmar qual é o melhor tratamento de modo geral, mas podemos afirmar que em qualquer caso de gastrite o tratamento inicial é feito em base de uma nova dieta e novos hábitos cotidianos.
Para tratar a gastrite o paciente tem que estar ciente que deve evitar:
- Consumo de álcool.
- Consumo de bebidas gasosas.
- Consumo de bebidas cítricas.
- Fumar.
- Comer chocolates.
- Comer comidas gordurosas.
- Consumir café.
- Evitar estresse.