Sintomas de intolerância à lactose
Os sintomas de intolerância à lactose são especialmente barriga inchada, arrotos, dor e gases intestinais, com um cheiro forte e fétido, após a ingestão de leite ou alimentos confeccionados com leite. Isso acontece porque o indivíduo não consegue digerir a lactose, que passa para o intestino grosso, provocando esses e outros sintomas como:
- Barriga inchada.
- Gases.
- Cólicas
- Diarreia ou fezes amolecidas.
Conhecer os sinais ajuda a identificar se é mesmo a intolerância que está causando problemas.
Os sintomas de intolerância à lactose podem não se manifestar quando se ingere derivados de leite como iogurte, queijo ou ricota, porque a lactose nesses alimentos está presente em menor quantidade, porém é possível encontrar nos supermercados e lojas especializadas, leite e outros produtos lácteos industrializados sem lactose. Os sintomas de intolerância à lactose em idosos são mais frequentes porque, com o passar da idade, a enzima que digere a lactose naturalmente diminui, mas também é possível ver sintomas de intolerância à lactose em bebê que são muito parecidos aos dos adultos, com cólicas, diarreia e inchaço abdominal. Também é comum aparecerem os sintomas de intolerância à lactose em adultos, pois uma grande parte da população, especialmente negros, asiáticos e sul-americanos apresenta deficiência da lactase – que é a enzima que digere a lactose. Os sintomas de intolerância ao leite são os mesmos da intolerância à lactose, porque a lactose é o açúcar presente no leite que o organismo não consegue digerir, porém existe um outro problema que é a alergia ao leite e, neste caso, é uma reação à proteína do leite e o tratamento também é a exclusão da dieta de alimentos que contenham leite de vaca.
Como tratar a intolerância à lactose
Para tratar a intolerância à lactose é recomendado excluir o consumo de leite de vaca integral e todos os alimentos que são preparados com leite de vaca, como pudim, iogurte e molhos brancos. Assista o vídeo para saber como se alimentar em caso de intolerância à lactose:
Hoje já temos diversos produtos no mercado sem lactose como queijos, requeijão, iogurtes, leites, biscoitos, pães, bolos, entre outros. Outro substituto para o leite são as bebidas vegetais, entre elas o leite de arroz, leite de amêndoas e o leite de castanhas.
O uso de probióticos ou alimentos contendo probióticos, pode trazer benefícios para os portadores de intolerância à lactose, já que estas bactérias iniciam a “quebra” da lactose, melhorando a digestão do alimento. Algumas cepas probióticas tem efeito favorável melhorando os sintomas de pacientes com intolerância à lactose secundária, como dor abdominal, diarreia e absorção da lactose. O ideal é a indicação por medico e/ou nutricionista para utilizar alguma dessas substâncias.
Fonte: tuasaude.com. No caso de dúvidas, favor entrar em contato conosco.