Scroll Top
Manometria

Esse é um teste que mede o quão bem o seu esôfago funciona.

4-1
Dr Ronaldo Stumpf
MÉDICO RESPONSÁVEL

Segurança e qualidade em todos os procedimentos

Uma estrutura e equipe altamente especializada e competente para melhor atendê-los, seguindo todas as exigências dos órgãos competentes, sendo o maior e mais completo da região.
Sobre o Procedimento
Manometria esofágica é um teste que mede o quão bem o seu esôfago funciona. Seu esôfago é o tubo longo muscular que liga a garganta ao estômago. A manometria esofágica mede as contrações musculares rítmicas (peristaltismo) que ocorrem em seu esôfago ao engolir. A manometria esofágica também mede a coordenação e força exercida pelos músculos de seu esôfago.
A manometria esofágica é um procedimento para determinar as pressões que a musculatura do esôfago exercem em condições de repouso e durante a deglutição.
Como ele é realizado
A manometria esofágica é um procedimento ambulatorial realizado sem sedação. A maioria das pessoas tolera bem. Enquanto você está sentado, um membro de nossa equipe irá lhe orientar durante todo o processo. Inicialmente será introduzido gel anestésico em uma de suas narinas, para facilitar a introdução de uma sonda e minimizar o desconforto. Um cateter é guiado através de seu nariz e esôfago. Este procedimento não interfere com a sua respiração.
Depois que o cateter está no lugar, você sera convidado a deitar de costas sobre uma mesa de exame Deverá então engolir pequenos goles de água. Ao fazer isso, um computador conectado ao cateter registra a pressão, força e padrão de suas contrações musculares esofágicas.
Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente.
O teste geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.
Benefícios
Manometria pode ajudar a diagnosticar várias doenças do esôfago. Por exemplo, acalásia é uma condição em que o músculo do esfíncter esofágico inferior não relaxa completamente com cada deglutição. Como resultado, a comida fica retida dentro do esófago. Função anormal do músculo do corpo do esófago, também pode resultar em dificuldades na deglutição de alimentos e até de saliva.. Por exemplo, pode haver falha no desenvolvimento da onda de contração muscular (como pode ocorrer em doentes com esclerodermia ) ou todo o músculo esofágico pode contrair ao mesmo tempo (como num espasmo esofágico). A manometria, revela a ausência de onda no primeiro caso, e a contração do músculo em todo o esófago, ao mesmo tempo, ou espasmos, no segundo caso. O funcionamento anormal do músculo do esôfago também pode causar episódios de dor intensa no peito que podem imitar a dor do coração (angina ). Essa dor pode ocorrer se o músculo entra em espasmo esofágico. Em ambos os casos, a esofagomanometria pode identificar a anomalia muscular.
Riscos
Embora a manometria esofágica seja desconfortável, o procedimento é minimamente doloroso porque a narina através do qual o tubo é inserido é anestesiada. Uma vez que a sonda está no lugar, os pacientes falam e respiram normalmente. Os efeitos colaterais de manometria esofágica são menores e incluem leve dor de garganta, sangramento do nariz e, raramente, problemas de sinusite, devido à irritação e obstrução dos ductos que conduzem os seios nasais e no nariz. Ocasionalmente, durante a inserção, o tubo pode entrar na laringe (cordas vocais) quando isto acontece, o problema normalmente é imediatamente reconhecido, e a sonda é removida rapidamente. É necessário ter cuidado ao passar a sonda em doentes que são incapazes de engolir facilmente no comando, porque sem uma deglutição para relaxar o esfíncter esofágico superior torna-se extremamente difícil a introdução da sonda, para tanto deve-se contar com equipe treinada, para que o paciente sinta-se confiante e relaxado na hora da realização do exame.
Perguntas Frequentes
Sim, a sonda não irá lesionar ou piorar a inflamação da garganta, o que pode acontecer é a mesma ficar, durante alguns minutos, mais irritada devido a permanência na garganta.
Sim, a coriza não impede a realização do exame.
Não, o exame não tem a característica de ser dolorido.
Não, o exame terá que ser remarcado e deve-se manter o jejum durante o período estabelecido.

Somos Especialistas em Saúde Digestiva

O centro é conhecido por sua estrutura diferenciada e recursos tecnológicos avançados, garantindo procedimentos minimamente invasivos com total segurança e conforto para os pacientes.